quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Cirurgia Ortognática

Cirurgia ortognatica é um procedimento funcional, e bastante complexo. Claro que muitas vezes proporciona melhoras estéticas, provavelmente as poucas pessoas que se arrependem da cirurgia realizaram pensando apenas no lado estético, e não tiveram suas expectativas alcançadas.

Para realização do procedimento na maioria das vezes é necessário uma preparação ortodôntica (1 ano – 2 anos) para melhorar a oclusão para cirurgia, e logo após é necessário uma finalização ortodôntica que geralmente é bem mais breve que a preparação. 

A cirurgia consiste em remover/alongar partes do osso da mandíbula e/ou maxila, podendo ainda ocorrer alguma rotação. Ainda existe o caso da mordida aberta e assimetria facial, não sei como funciona a movimentação óssea. E após os cortes, o osso é fixado com parafusos e placas de titânio (esse material é bem caro, mas os planos são obrigados a pagar, não que seja fácil conseguir, mas nada que um processo não resolva), é um material biocompatível que não necessita ser removido após a cirurgia.

A cirurgia é realizada em centro cirúrgico hospitalar, e criteriosamente realizada logo cedo 6-7 da manhã, sob efeito de anestesia geral. Demora certa de 3h – 6h, a minha demorou umas 5h. E depois de ficar um tempo em observação (por causa da anestesia), você vai para quarto e enquanto isso, 2 compressas de gelo no rosto. E no dia seguinte muitos recebem alta.

Depois o tempo é o melhor remédio, é necessário ter paciência com a alimentação e com o edema, comida pastosa/liquida em boa parte do primeiro mês. E massagem no rosto e pomada para desinchar por 3 meses. Dependendo do problema, o nariz pode entrar na roda. Ai mais paciência, porque eu conversei com um otorrino, e estimativa vai para 6 meses, pois nariz demora para recuperar. Como é o meu caso, e o pior que o nariz fica bem obstruído no primeiro mês. E alguns exercícios para musculatura do rosto. E evitar o sol e pegar peso.
“- É uma cirurgia cavala.” (Comentário de um otorrino que me passou algumas orientações para limpar o nariz, e do resultado pós-cirurgico) Isso só demonstra o quanto ela modifica o rosto de uma pessoa, e deve ser levada a sério, não confunda com uma mera cirurgia plástica.

Para mais informações sobre cirurgia, recomendo:
http://www.slideshare.net/caladorns/orientacoes-cirurgia-ortognatica-blog (muito completo)
http://jawsurgeryforums.com/ (um blog em inglês com muito assunto)

E para mais informações sobre as deformidades solucionadas pela cirurgia ortognática:
http://www.cdface.com.br/orto.php

e ler bastantes blogs sobre pacientes que passaram pela cirurgia, melhor ainda se for parecido com seu problema.
Aqui simulações dos meus problemas e a resolução:




Uma coisa ruim, e bastante comentada pelos cirurgiões, é que muitos ortodontistas não indicam a cirurgia ortognatica para os pacientes, mesmo com o problema claro, eles simplesmente maquilam (como foi meu caso, eu fui instruído a realizar um exercício que esticava o lábio superior, nessa época eu não tinha idade para cirurgia) o problema e continuam o tratamento até onde conseguem. Desinformação ou desleixo?



Orientações: tenha um espelho por perto, alimentação é um fator importante na recuperação procure aperfeiçoa-la (seja com suplementação de vitaminas e etc), protetor solar (fator 50) e boné quando não puder evitar o sol, e caso sua cirurgia seja na maxila, com certeza você deverá lavar o nariz com soro (15~20ml em cada narina, 4-6x por dia), eu estiva com obstruções nasais serias, procure um Otorrinolaringologista (marque uma consulta antes da cirurgia por precaução).  E claro o bom e velho periogard. Além disso, usei Hirudoid GEL, muito boa para tirar as manchas verdes da pele e desinchar; e Venalot que comecei a usar porque o hirudoid estava acabando e estava rolando aqui em casa.., achei bacana para fazer a drenagem linfática, já que as mãos deslizavam mais e por mais tempo... Mas creio que o melhor mesmo é Hirudoid pomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário