quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Antes da cirurgia

Com cabelo (visual habitual), quase careca (achei mais pratico para o periodo pos-cirurgico) e dá um baita efeito de evolução nas fotos futuras.


Depois de 3 anos livre do aparelho móvel (após ter usado por 4 anos), sinto uma dor infeliz na boca: os sisos estão nascendo, dai voltei a me consultar com o ortodontista Fabio Doria, que já me alertou sobre a possibilidade de tratamento cirúrgico, nada demais, apenas falou que não tinha espaço para os sisos e recomendou extraí-los, que por sua vez mandou retornar 6 meses após a extração para decidir qual seria o tratamento (armengar ou corrigir, eis a questão), diga-se de passagem que eu tive um siso de configuração dupla; um baita dente, uma baita dor. Então o ortodontista falou sobre as minhas deformidades e que todas elas poderiam ser corrigidas com um procedimento. Não tão simples, mas era a única maneira, e de quebra ainda melhoraria a respiração, e acredite quando você nasce com quase tudo que existe de distúrbios respiratórios, isso é muito relevante.

Meu tratamento ortodôntico começou assim que decidir que queria realizar a cirurgia, tendo inicio em Jan/2012. Comecei a usar aparelho fixo, e fui alertado que logo mais eu deveria escolher um cirurgião. O ortodontista citou alguns nomes de cirurgiões, e eu tentei descobrir outros nomes. Tentei buscar informações úteis para me auxiliar na escolha do cirurgião, mas o Google não me ajudou em quase nada. Consultei-me com 3 cirurgiões, analisei como eles me avaliaram, como seria o procedimento, a equipe, local da cirurgia, etc. Avaliei cada, e acabei escolhendo, o Cirurgião Bruno Torres Bezerra. Que logo manteve uma comunicação intensa com o ortodontista, para orientá-lo de como deveria estar à oclusão para a cirurgia. Eu não tive tempo de falar com alguma pessoa da área sobre minha escolha, mas depois ele recebeu alguns elogios quando eu comentava quem seria o cirurgião.

Meus problemas: retrognatismo mandibular (queixo pouco curto), a mordida não encaixava e excesso vertical. Conseqüência: sorriso gengival e provavelmente o mais incomodo, falta de vedamento labial. A falta de queixo, não iria deixar uma estética muito boa após consertar os outros problemas, inicialmente eu não queria realizar mentoplastia, apenas caso necessário, e no final foi necessário. Optar pelo tratamento cirúrgico é uma decisão difícil, o importante é pensar no futuro: já que as conseqüências de uma má oclusão e da falta de vedamento labial serão sentidas principalmente no futuro, ainda mais quando você olha por ai e percebe que em algumas décadas esses problemas poderão te dar uma baita dor de cabeça, literalmente. E provavelmente você terá que encarar tais problemas, exceto que dessa vez você estará mais velho e terá uma recuperação pior! E é claro, poderia aproveitar os benefícios estéticos “totalmente”. E provavelmente pensará: “Porra, tanto tempo sem aproveitar os benefícios dessa cirurgia”. Já os benefícios estéticos e respiratórios são quase que imediatos (uns 3 meses de espera). É importante analisar os prós e contras. Informação é tudo! 

4 comentários:

  1. olá igor blz, eu estou decidindo se vou fazer a cirurgia ou não. eu fiz uma primeira cirurgia para abertura do ceu da boca. e já deu toda a complicação de deu no seu caso. mas nao fiquei internado e nem fui pra uti mas o inchaço foi enorme nao conseguia ver o chao. agora é a hora da ortognastica o q vc me diz. vc encontrou alguma alteração em seus exames. para dar todo este problema? todos os meus exames estão normais. não sei o q aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, se voce ja fez uma cirurgia, e ainda esta pensando em nao fazer outra? Vc ja esta no meio do caminho.... continua e espera por bons resultados e mudancas.
      Todos os meus exames se resumiram a NADA. O hematologista nao chegou a nenhuma conclusao, e olha que ele foi a fundo nessa investigacao, diversos exames de tudo quanto era anomalia, mas nada. Ele simplesmente acredita que foi todo o estresse da cirurgia que ocasionou tudo isso, e que caso eu venha a realizar qualquer outra cirurgia eu deveria chama-lo para tentar controlar todas essas mudancas do organismo. Se voce sabe do problema fala com seu cirurgiao sobre a possibilidade de um especialista te acompanhar, ou alertar o anestesista disso, quem sabe se prepara para isso e consegue contornar uma possivel adversidade.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Tb sou de sergipe e vou fazer a minha cirurgia ortognatica no primeiro semestre de 2016.
    me adiciona aí no face.
    Lualua727@gmail.com
    lualua
    ou no whatsapp 79991196295

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr.

    Talvez já tenha pensando em escrever um livro retratando assunto da sua especialidade para compartilhar seus conhecimentos da melhor forma.
    Posso desenvolver o trabalho com a sua autoria numa linguagem bem atrativa, reunindo textos e imagens, cedendo todos direitos da obra.
    Será uma oportunidade para detalhar seu histórico, etapas de formação, diferenciais, exemplos de resultados no atendimento, depoimentos de pacientes e outras informações relacionadas à sua vida pessoal e profissional.
    Sou escritor com 37 anos de experiência retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas, que poderão marcar uma data especial ou prestar homenagem inesquecível, inclusive póstuma.
    O livro será ferramenta de fidelização e geração de novos pacientes, divulgando seu trabalho da melhor forma, entre outros benefícios.
    O projeto será desenvolvido de forma presencial ou a distância com agilidade e custo bem razoável.
    Estou à disposição para mais informações.
    Obrigado e até breve,

    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    (19) 99217-7849
    diretoria@vidaescrita.com.br
    www.vidaescrita.com.br

    ResponderExcluir