sábado, 10 de maio de 2014

Complicações da cirurgia ortognática

Diferente da maioria das pessoas que realizam a cirurgia ortognatia, eu não retornei para casa no dia seguinte ou no 3º dia. Nem mesmo no 1º ou 4º dia. Eu passei ao todo 15 no hospital. Pois durante a cirurgia eu estava sangrando um pouco além do normal, mas nada alarmante, porém quando a equipe estava finalizando a operação eu comecei a sangrar muito, por todo canto. Até mesmo pela testa, no local onde foi fixado um pequeno parafuso para auxiliar nas orientações e medidas. Felizmente toda a equipe foi bastante competente, principalmente o anestesista Braulio Emilio de Jesus Santos, que conseguiu controlar a situação, porém os sangramentos evoluíram bastante e auxiliando o cirurgião principal (Bruno Torres) decidiram não desentubar e me enviram direto para UTI. A cirurgia foi finalizada com sucesso, porém a recuperação dela foi conturbada e “difícil”.

O que aconteceu? Meu rosto ficou extremamente inchado, onde existia espaço entrou sangue, no rosto e garganta basicamente; no inicio eu nem conseguia abrir os olhos (acho que principalmente o esquerdo).  Como tratamento eu recebi seis bolsas de PLASMA, o que é considerado uma dose elevada. A garganta ficou totalmente obstruída e então continuei respirando do mesmo jeito que respirei durante a cirurgia, caso contrario seria necessário realizar traqueostomia para respirar. E como conseqüência desse uso prolongado do tubo para respirar, contrai tuberculose. Também foi necessário colocar sonda para me alimentar, passando pelo nariz.

Após longos 6 dias na UTI, segundo os médicos eu estava um tanto quando impaciente, não sei como eu comecei a remover o tubo de respiração, e quando o medico da UTI notou, o tubo de respiração estava praticamente removido. Então ele terminou o serviço. Seis longos dias, extremamente tedioso, que eu não lembro muito, lembro de ficar trocando o aparelho que mede pulso do dedo, e ficar alterando entre os dedos. E também de estar amarrado à cama, não fui um paciente exemplar, tive altas alucinações. E elas me colocaram em perigo. Acho que eu removido as agulhas do soro uma ou duas vezes, e também tentei me levantar da cama. Por causa dessa estupidez que fiz, e das alucinações que tive, relutei em escrever esse post, relembrar do hospital é um saco.

Cuidado com o Freddy Krueger!!! (Bruno tem uma foto minha com 3 dias)
Fica mais um dia e meio na UTI no “modo apartamento”, pois não havia vaga nos apartamentos. Depois disso, mesmo fora da UTI, ainda sim era complicado em alguns momentos distinguir realidade das alucinações. Mas dessa vez eram “mais leves”. Eu recebia uma medicação especifica que era algo como um reforço para tuberculose, junto com um monte de remédio, pela veia, e uma na barriga, todo hora estava com soro. Durante esse período a minha respiração começou a piorar, mas tanto que era difícil respirar, e algumas vezes pedi para aspirarem meu nariz (parecido com videolaringoscopia).
Alimentação se resumia apenas sucos, água de coco e iogurte de pêssego (sim, era para ser aleatório, mas 90% das vezes recebia apenas esse sabor) e no final consegui tomar sopa e mingau, e nesses seis dias, lá pelo 3º dia, passei no apartamento recebi uma mistura nutritiva que em temperatura ambiente e sabor baunilha principalmente, da uma ânsia de vomito terrível, e que lutei bastante, pois vomitar com a boca extremamente inchada e com abertura de boca de um dedo, deve ser estranho. Mas gelado, a mistura até que era boazinha.  

Eu tinha acompanhamento de fisioterapeutas, pois os dias na UTI e a quantidade de sangue que perdi me deixaram bastante debilitado. No inicio eu nem conseguia andar direito... tire por ai como eu estava.
Acho que no 3º ou 4º dias após a cirurgia, meu tio Luiz conseguiu levar hematologista para UTI, para ver se conseguia ajudar no meu tratamento. O Dr. Osvaldo Alves de M. Neto, que logo que chegou já conseguiu tirar algumas opções de doenças ou distúrbios que poderiam ter ocasionado a complicação. Dois meses depois de sair do hospital, e com meu corpo mais limpo da enxurrada de remédios que tomei. Voltei a me consultar com Dr. Osvaldo, para tentar descobrir o que aconteceu. E após 1 mês e meio de idas e vindas para laboratórios, fracos e mais frascos de sangue à serem examinados. Nada de anormal foi constato, ou seja, não foi possível descobrir o que ocasionou a complicação. Diagnostico inconclusivo, mas sendo o Dr. Pode ser o estresse, pois a cirurgia ortognatia é muito evasiva e assim como outra cirurgia qualquer pode haver hemorragia. E caso seja necessário realizar outra cirurgia, seria bom contar com a ajuda dele, para monitorar os níveis das substâncias do meu sangue.
  1. Lista de exames feitos:
    • Hemograma Completo
    • Tempo de protrombina
    • Tempo de protrombina parcial ativada
    • Retração do coágulo
    • Aspartato amino transferase
    • Creatinina
    • Alanina amino transferase
    • Colesterol(HDL)
    • Colesterol(LDL)
    • Colesterol total
    • Colesterol VLDL
    • Fosfatase Alcalina
    • Gama glutamil transferase – gama gt
    • Ureia
    • Fibrinogênio Viajaram:
    • Cofator Ristocetina – Fator V. Willebrand
    • Fator XIII
    • Fator de Von Willenbrand
  2. remessa de exames
    • Hemograma Completo
    • Complemento Serico C3
    • Complemento Serico C4 Viajou:
    • Inibidor C1 – Esterase

Leu tudo isso e desanimou? Veja pelo meu lado, tive uma recuperação entre MUITO BOA e BOA, provavelmente eu teria uma recuperação ÓTIMA. Não se preocupe isso é apenas um mero relato, pensando por outro lado, essa é a hora de realizar a cirurgia ortognatica, já que um infortúnio desses não acontece "todo dia"... as estatísticas estão ao seu favor. 



43 comentários:

  1. Oi Igor,eu me arrepiei lendo teu post.Eu achei que tinha sido a única cirurgiada de ortognatica que tivesse tido problemas,porque meus cirurgiões quando falaram comigo,disseram que fui a primeira paciente deles a ir para a UTI,também fiquei quase o tempo que você ficou(5 dias) e mais 8 de internação normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que existam mais casos. Eh muito grande a cirurgia e as mudancas causadas, estress e ansiedade foi o que me roderam desde de o momento em que eu escolhi o caminho tortuoso da cirurgia ortognatica. Mas a vontade de consertar minhas falhas e a vontade de mudancas na minha vida falaram mais alto sempre. E acredite ou nao, na internet nao achei metade das informacoes que descobri no pos operatorio. A nao ser que eu dei muito azar em passar por situacoes incomuns. E olha que eu sei pesquisar, e pesquisei bastante sobre a cirurgia e o pos. Eu passei por outra coisa que quem sabe eu comento em um post no futuro, Mas o pior de tudo nesses dias no hospital foi a falta de assistencia psicologica, eu estava totalmente fora de si, e instavel. Nao houve sequer alguma intencao de me trazer de volta `a realidade, eu vivi ilusoes terriveis que continuam na minha mente, e que as vezes me deixam cabisbaixo. Dor fisica, voce recupera facilmente, ja a psicologica demora bastante, quando eh possivel curar...
      There is no coming back!

      Excluir
    2. Tbm tive o mesmo problema...só não fui pra UTi...tive que tomar sangue e plaquetas, agora vou atras pra saber o motivo

      Excluir
    3. Olá! Meu nome é Elenice
      Fiz a dois anos á cirurgia ortoguinatica e não deu certo na primeira depois de 4 meses a placa quebrou e tive que voltar ao hospital e fazer a segunda cirurgia 😢sofri muito mais passados 9 meses minja boca continuava a dor eu não conseguia comer nada só engolia.fiz a cirurgia aqui em frança.
      Mais não tava mais confiando na equipe médica fui ao Brasil e fiz alguns exames e os médicos disseram que eu teria que ser operada pela 3 vez chorei muito pois sentia muitas dores era dores constantes😢voltei para Paris e fui ao médicos e falei que fiz uma consulta no Brasil e eles disseram que eu teria que ser operada de novo Mais para isso teria que fazer novos exames rádigrafia com previsões para saber o motivo por que minha boca dois tanto! Mais a médica não gostou e naobtive confiança e entregar minh a boca pra ela de novo, então resovir procurar outro promocional e assim fiz, e realmente tive que fazer a 3 cirurgia estou operada a 3 meses, ao abrir minha boca o médico constatou que meu osso superior não havia cicatrizado e que tava solto eles tiveram que puxar meu maxilar superior mais pra frente e colocaram enxerto ósseo mais estou ainda com muitas dores minha boca queima e por azar a placa tá aparecendo pois minha gengiva não tava fechando maos agora graças a deus está fechando.
      Vou ter que passar por outra cirurgia na parte de baixo para puxar um.pouco o maxilar inferior 😢.
      Bom minha dúvida é será que vou ficar sentindo essas dores

      Excluir
    4. Meu Deus, que difícil,espero que esteja bem,eu estou com oito meses,sinto parestesia,no mento e lábio inferior, já tô acritacei a idéia de que será permanente,uma coisa me incomoda é sentir na gengiva um parafuso, não quero ter que operar novamente.que Deus abençoe

      Excluir
  2. Como no teu caso,fiz exames no hospital e não tinha nenhuma razão aparente para a alteração,mas fui recomendada a procurar um psiquiatra quando recebi alta,pois tudo indica que o motivo do problema foi estresse e ansiedade.Eu sei o que você passou e não gosto de lembrar o que passei.

    ResponderExcluir
  3. Como no teu caso,fiz exames no hospital e não tinha nenhuma razão aparente para a alteração,mas fui recomendada a procurar um psiquiatra quando recebi alta,pois tudo indica que o motivo do problema foi estresse e ansiedade.Eu sei o que você passou e não gosto de lembrar o que passei.

    ResponderExcluir
  4. Também fiz a cirurgia recentemente(23/01/2015), mas felizmente não tive complicações, porém tem uma coisa me preocupando bastante, se puderem compartilhar a experiência de vocês para ajudar, o fato é que a minha abertura da boca está com menos de 2 cm, vou iniciar as sessões de fisio na semana que vem, será que com isso melhora bastante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o mesmo problema meu,estou preocupada,pois minha boca tbm não abre fiz a cirurgia. dia 24-08_2015.

      Excluir
    2. é o mesmo problema meu,estou preocupada,pois minha boca tbm não abre fiz a cirurgia. dia 24-08_2015.

      Excluir
    3. é o mesmo problema meu,estou preocupada,pois minha boca tbm não abre fiz a cirurgia. dia 24-08_2015.

      Excluir
    4. Adriana, 1 mes é muito pouco para voce ficar preocupada. Seu rosto esta muito inchado ainda... Agora é momento de focar nos exercicio de drenagem linfatica e caso o seu cirurgiao tenha liberado, os exercicios para aumentar a abertura de boca, seja persistente e paciente (coloca uns 2 meses nessa conta), se esforce milimetro por milimetro.

      Excluir
  5. Parabens, espero que voce esteja gostando do resultado. Com 3 meses acho que voce poderia estar um pouco melhor. A ajuda de um profissional 'e sempre bem vinda, no meu caso o Dr. Bruno achou que meu progresso estava bom e nao me orientou procurar ajuda, mas eu praticava bastante era algo to tipo: sentar para assitir TV e passar horas praticando... Ainda agora fui medir minha abetura, e eu consigo um pouco mais que os 4 dedos, raramente a abertura sera como antes, eu considero 3 razoavel e os 4 aceitavel. O que eu cheguei a cogitar foi a orientacao de um fonoaudiólogo, por causa da minha dicção e a maneira como eu falava, eu achava estranho mas todos consideravam normal. Tenta procurar exercicios no youtube, e se prepara para enfrentar a dor, pois ate chegar nos 4 dedos voce vai sentir umas sensacoes estranhas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Igor, queria trocar uma ideia com vc... Tem face?

    ResponderExcluir
  8. Tb fiz a cirurgia e a única coisa ruim foi ter vomitado bastante sangue nas primeiras 12 horas. Depois foi tudo ok. Saí do hospital no dia seguinte. No final da primeira semana consegui comer feijão amassadinho com bastante caldo e arroz. Com 1 mês já passei a comer com garfo e tirei os elásticos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um ano e um mês que fiz a cirurgia, a minha boca ainda não abre totalmente, ainda inchado no rosto lado direito, estalo tbn no lado direito e dormência no todos o lábio inferior.
    Queria saber que tem mais gente ou conhece alguém com tanto tempo que ainda não melhorou e que isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, primeiro você precisa entender que abertura se boca pode não ser como antes, mas deve ser algo pelo menos do tamanho da mordida de uma bigmac(como diz meu cirurgião). Inchaço já era para ter sumido assim como a frequência desses estalos.
      A única coisa normal é a dormência, pois sinto-lhe informar pode ser permanente ou ser parcial assim como nem existir, é muito subjetivo. Se não me engano eu vi um relato que um cara levou 2 anos para se recuperar da parestesia. Você precisa ver falar com seu cirurgião, seu caso ta fora do normal. Melhoras!

      Excluir
  10. Eu tenho um ano e um mês que fiz a cirurgia, a minha boca ainda não abre totalmente, ainda inchado no rosto lado direito, estalo tbn no lado direito e dormência no todos o lábio inferior.
    Queria saber que tem mais gente ou conhece alguém com tanto tempo que ainda não melhorou e que isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, você fez Fisioterapia por quanto tempo? Se você com um ano não abre a boca completamento é sinal de um Pós-Operatório inadequado.
      A fisioterapia ela é responsável por devolver sua amplitude de movimento.
      Te aconselho a buscar por um Fisioterapeuta especializado em ATM.
      Sobre a parestesia, eu faço em janeiro de 2017 dois anos de operada e não sinto parte do meu queixo! Fiz queixo e avanço da mandíbula.

      Excluir
    2. Olá Laila Cabral, tenho 4 dias de cirurgia, o que tá me incomodando é só essa parestesia.

      Excluir
  11. Olá! Estou a 55 dias que fiz a cirurgia ortognatica somente para avanço de maxila. Ainda estou inchada e sinto que quando não durmo bem, o edema é mais intenso. A parestesia sumiu uns 80%. Ja li casos em que a parestesia demora mais tempo para sair em quem opera a mandibula. Sinto o céu da boca, porem bem mais sensível do lado esquerdo, sensível ate demais, tipo quando vc tomou algo quente e a pele queimou. A gengiva externa do lado esquerdo eh bem sensível do lado direito quase não sinto.
    Ainda estou so no liquido e pastoso. Tirei uma placa de acrilico hoje (16/02/2016) e meu medico colocou uns elásticos. Estou fazendo fisioterapia para a abertura de boca que ate agora estão nos dois dedos.
    De um mês para cá sinto o ouvido direito tapado tipo quando entra água e uma dor aguda. Meu cirurgião disse que isso não tem haver com o procedimento cirúrgico. Que pode ser stress. Também sinto uns calinhos na lateral da aba do nariz em descendo ate o lábio superior. Gostaria de saber se alguém tem sentido essa dor de ouvido ou ouvido tapado e também essa sensação dos calinhos. Eu cheguei a pensar q eram as placas. Mas meu cirurgião disse q isso pode ser fibrose. Ainda vou conversar com a fisio sobre isso.
    Agradeço qualquer informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que essas sensações estranhas podem estar relacionadas as mudanças na mordida, já que problemas no ouvido é algo que acontece com quem precisa de uma ortognatica.
      Cada parte se recupera de um jeito da parastesia, comigo foi assim também, um lado melhor que outro. Eu acho que entendi o que você fala dos calinhos, comigo a região próxima do nariz tem uns calos, e um desnível na área do corte.
      Paciência, e foco na drenagem linfática para melhorar esse inchaço, com isso a abertura da boca deve evoluir mais. Melhoras!!!

      Excluir
    2. Obrigada Igor! Valeu muito compartilhar sua experiência!

      Excluir
  12. Olá Igor. Espero que esteja bem, nesses momentos eu me sinto grata pela época em que vivemos onde temos a possibilidade através da internet de encontrarmos muitas informações que nos ajudam na nossa história. Obrigada por esse blog, por compartilhar conosco sua experiência. Estou prestes a fazer minha cirurgia ortognatica, assim como você, também será de caráter retrognatismo. Gostaria de conversar com você um pouco melhor ja que a ansiedade vem tomando conta dos meus pensamentos! Não estou no Facebook, mas podemos tentar por outro meio, fico no aguardo, espero que ainda olhe as mensagens aqui e tenho um tempinho disponível. Mais uma vez, obrigada! Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você por achar útil as informações desse blog, é sempre bom ter mais informações sobre esse procedimento, ainda mais por ser algo tao grandioso e complexo, eu tentei ao máximo descrever situações pelas quais passei e que não havia encontrado pela internet ou pelo cirurgião. Ainda acompanho sim, aqui esta meu email: igor_vc30@hotmail.com

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gente, pelo amor de Deus kkkkkkkkkkkkkk
    To quase desistindo dessa cirurgia ,,, qnd vcs conseguiram beijar na boca ..????

    É sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desista não, esse post fala de um caso extremo e que é muito raro de acontecer.
      Vai depender de quão rápido você vai conseguir tratar o inchaço para então começar a ter uma abertura de boca... Acho que a parestesia não deve influenciar muito. Acho que pelo menos um mês, mas pense a longo prazo, essa cirurgia é para vida toda ;D

      Excluir
  15. Alguém aqui se arrependeu da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, ainda tenho dúvidas se deveria ter feito. Me incomodava com o meu rosto, mas não tenho certeza se ficou melhor Hahahaha. Acho que impactaram demais minha maxila

      Excluir
    2. A cirurgia não é fácil, mas quando a indicação é por dores que impactam no deu dia-a-dia não tem como ter arrependimento.
      Uma vez que você tem disfunção temporomandibular que não pode ser tratada por aparelho e fisioterapia a opção da Cirurgia deixa de ser uma escolha.
      Esse foi meu caso! Ou eu fazia agora ou daqui a alguns anos, minha articulação temporomandibular já estava com sinais de desgastes avançado a cirurgia era mais que necessária.
      Fiz e tive complicações sérias e tive que operar de novo depois de um ano e meio, mas não me arrependo de ter feito.

      Mas se fosse apenas por estética eu nunca faria essa cirurgia!!! Quando a questão é de saúde você passa pq sabe que tinha mesmo a necessidade, mas passar por tudo que a cirurgia traz só por um rosto mais simétrico na minha opinião não compensa.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Hoje faz 21 dias que fui operado. Abro a boca no tamanho de 2 dedos. Tive uma pequena complicação nas vias aéreas, mas já estou tomando antibiótico e melhorando aos poucos. Essa complicação fez voltar o inchaço de um lado do rosto, exatamente na maça do rosto. Quando apertava essa região, sentia um cheiro e gosto ruim, como de uma de secreção. Sentia o ouvido tampado desse lado do rosto, e uma dor aguda no ouvido na testa logo acima do nariz, como uma sinusite forte. Mas o remédio está melhorando esses sintomas. A parestesia está sumindo aos poucos. Creio que também estou com uma fibrose por dentro da bochecha neste mesmo lado, como uma linha ou nervo vertical que fica rígido e impede uma maior abertura da boca. O céu da boca ainda tem uma pequena sensibilidade diferente de antes, mas está diminuindo. Ocorrem formigamentos "chatinhos" no queixo, lábios e maça do rosto. Já me alimento bem, arroz, carne moída, chocolate, peixes, massas, só não mastigo ao ponto de encontrar os dentes, assim, nada de carnes. A fala me incomoda, pois a dicção está embolada, e sou professor. Consigo me comunicar em conversas individuais, mas falar para o público ainda é complicado. Estou descobrindo que a recuperação é dia-a-dia, não pode ter pressa, mas melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrício! Também sou professora e estou com medo de fazer a cirurgia e não conseguir dar aulas. Você acha que vale a pena? Qual o tempo de recuperação?

      Excluir
    2. Olá.

      São 30 dias de afastamento, não dá pra voltar antes. Depois você consegue dar aulas normalmente, mas no início pode se cansar com o esforço. Penso que em 90 a 120 dias tudo volte ao normal quanto às aulas.

      Excluir
  18. Nossa, cara! Ainda bem que ficou tudo bem. Eu tive os primeiros dias tranquilos, não vomitei e nem fiquei muito inchado. Entretando agora com 55 dias de pós ainda não sinto o lábio inferior e queixo, estou com uns inchaços rígidos próximo da mandíbula dos dois lados e com muito esforço ao longo dos exercícios eu consigo ter a abertura de 1 dedão de frente.
    Então mesmo você passando por isso tudo acho que com os mesmos 55 dias de operado você já estava melhor que eu que não sofri muito no pós operatório imediato.

    ResponderExcluir
  19. Olá. Tenho percebido que cada pessoa reage de uma forma diferente. Estou com 45 dias de pós-operatório. Minha boca não abre mais do que antes ainda, me alimento muito bem, já como carnes e outros alimentos que não sejam muito duros. Ainda tenho pequeno inchaço no lado direito do rosto, vai diminuindo pouco a pouco. A parestesia diminui lentamente, não sinto a metade do meu lábio inferior. O médico me explicou que quando exigimos mais da musculatura das mandíbulas, o inchaço aparece, assim como outras atividades física, e de fato, quando dou aula e tenho que falar mais, no fim do dia o inchaço aparece.

    ResponderExcluir
  20. Albacota@yahoo.com.br8 de agosto de 2018 às 10:42

    Meu filho tem 16 anos vez a cirurgia tem 35 dias nossa foi tudo bem a recuperaçãosem complicações.Mas e muito sofrido ficou com elásticos fixos até hoje hoje colocou que ele tira pra alimentar e escovar e coloca de novo.hoje depois de 35 dias começou a comer sem ser líquido mas teve muita dificuldade.Ainda está bem inchado.

    ResponderExcluir
  21. Eu fiz ortognatica há 12 anos e me arrependo amargamente. Hoje tenho que conviver com muitas sequelas físicas e psicológicas, minha vida foi totalmente transformada. E fiz com um famoso cirurgião em Florianópolis. Hoje sou uma pessoa deficiente, com problemas neurológicos...

    ResponderExcluir
  22. Oi também fiz essa cirurgia .Por Por vc se arrependeu?

    ResponderExcluir