sábado, 11 de janeiro de 2014

5 semanas de cirurgia ortognática

O peito do Hulk está quase sumindo, a parte próxima do nariz e a mentos está bastante inchada. O formigamento está mais constante. Nada que incomode, a parte mais intensa é a do mentos, e ainda tenho uma pequena mancha verde logo abaixo do olho esquerdo. O nariz continua liberando catarro com sangue, ontem mesmo escorreu um pouco de sangue, mas nada de mais, limpei e pronto. Complicado é que você nem percebe isso por causa da parestesia. As dores no pescoço têm melhorado. Mais uma evolução: usar garfo e faca. Mas ainda estou me acostumando, e como garfo é perigoso e a sensibilidade do mentos e do lábios está muito fraca, preferi voltar a usar o bom e velho espelho. Ainda mais quando a minha abertura de boca evolui muito lentamente, se é que evoluiu. Amanhã vai ser o teste de fogo: manhã, tarde e noite fora de casa, Semana da Computação e 1 mês de cirurgia. É torcer para o cardápio estar ao meu favor, já consegui um espelho pequeno de maquiagem para me auxiliar.

Cirurgião Bruno Torres disse que o rosto desinchou bastante nessa semana que passou, e que a mordida esta boa, é tanto que agora mudou o uso dos elásticos, uso todos os 5 apenas pela noite para dormir, no restante do dia uso apenas 1. O desenvolvimento da abertura da boca anda devagar, mas hoje descobri que isso é bem devagar mesmo. Agora Bruno falou para forçar mais o exercício da abertura... pelo visto eu estava fazendo pouco mesmo. Questionei o uso do remédio para parestesia, já que ele não passou e eu não tive parestesia na mandíbula. Mas pensando bem, por definição eu estou com parestesia no queixo, toda área da gengiva e nos lábios. Também com tantos corte nos ossos, só o Wolverine para sair ileso dessa.

Esse final de semana foi muito bom, 2 aniversários. Uma festa, na qual me arrisquei um pouco ao comer um docinho que eu pensei que o recheio era alguma “pedrinha de café”, mas que depois descobri que era um pedaço de castanha. Não estava tão duro como habitual, mastiguei devagar e diversas vezes. Consegui comer, e consegui comer também um pastel, mesmo com bordas crocantes, me arrisquei e consegui. O segredo é não ter pressa para comer e mastigar BEM devagar. No dia seguinte num almoço do aniversário da minha mãe, diversifiquei mais um pouco, comi batata frita e coração de galinha; não foi difícil de comer. Provavelmente fui um pouco displicente.

Mais um item à mesa quando estou comendo... um espelho. Tentei me alimentar sem, mas não tem condições, eventualmente acabo me sujando, e a parestesia no queixo e lábio faz com que em nem perceba que estou sujo. Assim como quando eu babo, às vezes “relaxo” um pouco, e do nada quando percebo já pingou na roupa. O exercício para os lábios fez uma baita ferida no lábio inferior, daí venho realizando pouco esse exercício, mesmo sentindo pouco o lábio, não vou me mutilar. Algumas vezes acabei mordendo o lábio, e nessas horas eu sentia dor, nada suave.

Continuou fazendo drenagem, mas com foco na bochecha que está inchada. Queixo e lábios com sensibilidade baixíssima, não é atoa que as vezes babo um pouco e na hora de comer fico com comida no rosto. Abertura de boca vergonhosa, 2 dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário