sábado, 11 de janeiro de 2014

1 mês de cirurgia ortognática

Larguei de vez o espelho. Café da manha e almoço foi tranqüilo, sem muita sujeira e ratadas. Já o jantar foi complicado. Surgiu novas manchas na área dos cortes. Na manhã seguinte, comi um mingau instantâneo, sem espelho e a sujeira venceu. Logo pela manhã fui visitar o ortodontista Fabio Doria, que estava apenas observando as fotos, e queria analisar como eu estava. E ele ficou surpreendido com o resultado da cirurgia, e como meu rosto vai mudar para melhor. Logo mais pela tarde, tive que correr um pouco para me consultar com o Cirurgião Bruno Torres, foi explicado que as manchas que me preocuparam no dia anterior são normais, elas estão bem em cima dos afastadores. Estou me recuperando muito bem. E para terminar vou fazer uns exames para o Cirurgião avaliar melhor o resultado da cirurgia. O engraçado é que agora sinto um leve formigamento em varias partes da boca, e até mesmo perto da onde nem perdi a sensibilidade. Mas esses formigamentos são totalmente normais e é um bom sinal de recuperação.

Fiz os exames pedidos, mas uma coisa me incomodou, o técnico lá do exame pediu 2 vezes “Fecha a boca!”, minha boca estava fechada, só não estava completamente vedada, já que o inchaço não deixa... na 1ª vez não “fechei”, na 2ª fiz o que pude, o jeito foi “fazer bico”. A abertura da boca melhorou, percebi quando estava escovando os dentes, mais espaço para as “manobras” de limpeza.

Graças ao exercício de fazer bico e sorrir consegui “fechar a boca” quase que naturalmente, ao menos é menos estranho do que estar com os elásticos à mostra. Faz uns 2 dias que sinto formigamentos, e a cada dias essa sensação se torna mais freqüente. Esses formigamentos não chegam a ser incômodos, é apenas estranho. Por todo o rosto, mas com freqüência na região do queixo. Mesmo sentindo um pouco do queixo, ainda está muito dormente. Comer sem espelho ainda é uma arte a ser dominada, sujo um pouco de cada: rosto e mesa. Hoje notei algo muito estranho, de repente minha testa e próximo ao nariz encheram de caroços, algo estilo brotoeja. O nariz ainda parece estar com catarro, só que a narina que antes saia apenas catarro com sangue, agora libera catarro verde misturado, no espectro de cores isso parece ser bom. Estou vendo isso junto a um otorrino...

Venho intensificando o exercício de sorrir e fazer bico, e realmente ajuda a parte dos lábios, eu consegui vedar os lábios quase que naturalmente. O rosto está bem melhor, inchada mesmo só a parte ao redor do nariz, e a área do mentos que está um pouco dormente. Os formigamentos estão se tornando menos freqüentes. A narina direita que antes liberava catarro com sangue, passou por uma fase mista, e aparentemente está liberando catarro sem sangue. A abertura da boca não foi muito além dos 2 dedos, o complicado é que minha mão é grande, e não é um bom parâmetro. O exercício é um pouco estranho. Mas o jeito é intensificar as massagens e exercícios para que no Natal eu me saia bem, tanto na enxurrada de fotos que vão tirar, quando na hora da ceia.

7 comentários:

  1. Igor boa tarde,

    Meu nome é Micaela, estou em vias de liberação do convenio para minha cirurgia, e em minhas pesquisas encontrei seu blog, comecei a ler e achei interessante. Vou ler todos os posts e depois conversar melhor com você, pode ser ?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, espero que minhas experiências te ajudem de alguma forma a se preparar melhor para o que está por vir.

      Excluir
  2. Oi Igor, boa tarde.

    Definido, minha cirurgia será dia 12/12, e pra adiantar estou morrendo de medo );

    1- Gostaria de saber sobre o inchaço e os hematomas, eu sou bem branquinha e estou realmente preocupada com isso, com quantos dias +- esses sintomas começaram a diminuir em vc?

    2- Quanto a alimentação, meu médico disse que na primeira semana não vou poder abrir a boca, a alimentação será liquida, feita com o auxilio de uma seringa. Quais alimentos vc consumiu ou indicaria nesse período?

    3- Depois da cirurgia a dor realmente é "zero"?
    Algum desconforto pra abaixar ou levantar a cabeça, andar um pouco mais rápido etc ....?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiedade é mais que normal, mas tenha calma. Se prepare com vários passatempos... E tenha MUITA PACIENCIA e DISCIPLINA durante sua recuperação. Tudo isso passa, e logo logo você vai poder aproveitar os benefícios da cirurgia. Sucesso nessa jornada!
      1-) Para hematoma acho com um mês – um mês e meio estavam quase imperceptíveis. Inchaço demora um pouco mais, e é necessária disciplina para fazer os exercícios de drenagem linfática. Com uns 2 – 3 mês já eu já estava com o rosto praticamente desinchado. O gel Hirudoid me ajudou bastante, para ambos os casos.
      2-) Para esse caso eu não sou a melhor pessoa para explicar, já que eu estava no hospital... Mas eu lembro que eu tomava muito danone, mingau ralo(bem mole), sorvete e sopa bem rala( só o caldo). Eu indico gelatina! Tenta manter uma alimentação saudável, para ajudar na recuperação...
      3-) Sim, dor é zero porque você vai estar tomando altos algum analgésico para ajudar com isso, em relação ao rosto também, já que você deve perder a sensibilidade por um tempo, para baixar a cabeça é um pouco complicado, e você precisa repousar, nunca tentei andar rápido. Mas depois do primeiro mês, isso melhora bastante.

      Excluir
  3. Bom dia Higor.
    Finalmente na segunda fiz a cirurgia....
    Hj tá sendo o pior dia, o inchaço veio forte, até meu olhos incharam.
    To tentando seguir à risca o que o médico mandou. A parte de comer que me deixa bem irritada (nunca fui uma pessoa mto paciente) isso dificulta bastante a minha vida .
    Dor realmente não sinto nenhuma,o nariz já está quase 100% sem sangramentos, essa madrugada dormi bem melhor.
    Faço uma foto por dia, são horríveis hahahaha
    As vezes sinto uma pressão, parece o músculo querendo se movimentar, uma briga músculos x elásticos, nessas horas fico parada pra não parecer que eu quem está querendo se mover .
    É difícil demais, e como vc disse a disciplina é mto importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante algumas semanas voce vai gastar um bom tempo para se alimentar, eu mesmo no inicio usava seringa, mas meu caso foi extremo, eu nao sei se voce vai passar por isso, mas eu meio que aprendi a me alimentar novamente. Tive que evoluir da seringa para canudo, depois passei a utilizar colher + espelho. Durante 3-4 semanas foi assim que me alimentei, mastigando e engolindo aos poucos.
      Se prepara para uma variedade de sensações no seu rosto. Mas se acalme, que isso passa rapido. O melhor que voce pode fazer é conversar com o médico para saber quando deve iniciar os exercicios, tanto para drenagem linfatica quando para abertura de boca (também tem a parte da higienização, eu usava escovas MUITO macias com +cerdas e PerioGard como enxaguante bucal).
      Agora voce precisa descansar, e ser paciente. Logo logo tudo isso passar, melhoras e sucesso na sua recuperação.

      Excluir
  4. Oieee Boa noite.
    Estou usando as seringas sim, já emagreci quase 3kg em menos de 10 dias, a alimentação pra mim está sendo mto difícil, principalmente pq os elásticos não me permitem abrir a boca, espero que meu médico libere a retirada ao menos pra comer, eles nao me peemitem nem falar. ); A limpeza então nem se fala, demoro uns 20 min pra conseguir fazer tudo. O Periogard realmente é excelente.
    Até que o inchaço está regredindo bem, o terceiro dia estava horrível (MEU DEUS), fiquei o dia sem olhar o espelho. Está bem amarelinho, mas não chega a ser roxo.
    Mexeram no meu queixo, essa é uma parte complicada, ele ARDE DEMAIS, as vezes atrapalha até dormi, parece qnd comemos uma pimenta daquelas beeeeem forte. É horrível! O médico disse que é normal, tem relação com a sensibilidade que vai voltando aos poucos.
    Já consigo mexer os lábios, faço algumas massagens com um gel, as compressas que ajudam DEMAIS.
    Eu me sinto um pouco fraca as vezes, antes do banho sempre como alguma coisa pra não passar mal, óbvio não estou comendo a quantidade que comia antes, ainda mais líquido que eu acho que não sustenta. Tenho medo de enjoar, então me alimento mais vezes ao dia em menor quantidade. Sucos já inventei algumas receitas.
    Mas está superando minhas expectativas, criei alguns monstros e eles não existem. Está bem mais tranqüilo do que eu imaginava .

    ResponderExcluir